
Prefeitura intensifica campanha para construir trânsito mais seguro
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) tem intensificado a...
No ano passado, o projeto “Educação para o Trânsito é Assunto de Criança” ganhou prêmio Senatran do Governo Federal e neste ano projeto segue com apoio total da prefeitura
Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer realiza entre os alunos projeto de educação no trânsito. Foto: A. Frota
A Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, localizada no Grande Flórida, em Dourados, tem se destacado por suas iniciativas educativas. Desde 2023, a instituição desenvolve o projeto “Educação para o Trânsito é Assunto de Criança”, voltado para alunos do 4º e 5º anos, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as crianças sobre segurança no trânsito.
No ano passado, a escola, em parceria com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), implementou a iniciativa para 120 estudantes de 9 a 14 anos. O projeto rendeu à instituição o primeiro lugar no Prêmio Senatran, promovido pelo Ministério dos Transportes por meio da Secretaria Nacional de Trânsito. A premiação reconhece iniciativas voltadas à segurança no trânsito e à formação cidadã.
Segundo a diretora da escola, Elenir Wachter, o ambiente escolar tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes, inclusive no trânsito. “As professoras realizam atividades dentro e fora da sala de aula, incluindo rodas de conversa, pesquisas sobre infrações e construção de sinalizações com materiais recicláveis. No ano passado, os alunos visitaram uma autoescola e participaram de uma experiência na mini cidade do trânsito, onde puderam entender, na prática, a importância das regras e da organização viária”, explicou.
A professora Rosangela Fernandes Alves, idealizadora do projeto, reforça que a iniciativa busca formar hábitos cotidianos saudáveis e incentivar a cidadania. “As crianças são passageiros diários, seja em veículos, bicicletas ou como pedestres. Por isso, é essencial educá-las desde cedo, para que entendam a importância das leis e desenvolvam valores como empatia, respeito e amor ao próximo”, ressaltou.
Para os estudantes, as aulas são dinâmicas e interativas. O aluno Davi Lucas Vilhalba da Silva, de 10 anos, destacou a importância do aprendizado e enfatizou que “saber sobre as regras do trânsito e respeitar o próximo, evita acidentes e torna a cidade mais segura e harmoniosa”. Com 624 alunos matriculados, a Escola Avani segue fortalecendo sua proposta pedagógica e contribuindo para um trânsito mais seguro e uma sociedade mais consciente.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) tem intensificado a...
Como forma de reduzir os índices de acidentes em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) s...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...