Entrada de animais domésticos em hospitais de MS passa a ser liberada
Desde sexta-feira (30), está permitida nos hospitais públicos, privados, contratados, conveniados e cadastrado...
Ação realizada em Dourados foi a primeira na história do estado e uma das poucas ocorridas no Brasil
A primeira edição do drive-thru de vacinação antirrábica “Latemia”, organizada no último sábado (24), foi considerada um sucesso pelos organizadores por aumentar significativamente a cobertura vacinal dos animais do município. Inédita no Mato Grosso do Sul, a ação promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), aplicou 1.847 doses do imunizante contra raiva, sendo 1.552 em cães e 295 nos gatos.
“Não ouvimos críticas sobre o evento. Foi inédito, bem organizado e bem estruturado. A população viu que é um serviço fácil e rápido. Quem foi, com certeza voltará. Isso abriu portas para que outras ações aconteçam. Já estamos prevendo desde agora uma estratégia e, talvez, no ano que vem, a gente consiga fazer em dois pontos essa mesma ação. Pelo tamanho da cidade, pela expansão, pensamos em fazer dois drives simultâneos”, comentou o coordenador do CCZ, Luís Carlos Luciano Junior.
A aceitação do público foi tanta que, em apenas um dia de trabalho no drive-thru, foi aplicada praticamente a mesma quantidade de doses administrada em setembro nas ações rotineiras do CCZ. Dados compilados até dia 20 indicam que 2.216 animais haviam sido vacinados pelos agentes neste mês. O volume de imunização do último sábado representa mais de 80% desse total.
“Se a gente pegar só no sábado, 5% da nossa meta foi atingida em um dia. Tudo isso aconteceu graças aos parceiros também. Foi um sucesso em decorrência da gestão se abraçar e se unir em prol de uma causa que, com certeza, foi bem vista. Quero agradecer à imprensa local, que divulgou e cobriu o evento, a Agetran, o Detran, a GMD (Guarda Municipal de Dourados) e a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), que foram órgãos fundamentais na questão estrutural, à Secretaria de Desenvolvimento nos cedendo os materiais, Secretaria de Governo intermediando tudo, Secretaria de Administração cedendo o espaço e ao prefeito Alan Guedes”, disse Luís Carlos.
A estimativa oficial é que Dourados tenha população canina de 56.374 animais e a meta é vacinar cerca de 45 mil cães. Já em relação aos gatos, o total estimado é de 11.275, com objetivo de proteger 9 mil felinos. Até o momento, contabilizando as aplicações realizadas no “Latemia”, 16.653 cachorros (29% da poplução) e 4.076 gatos (36%) receberam o imunizante contra a raiva. Apesar do sucesso e pioneirismo do drive-thru, ainda há um longo caminho para que meta vacinal seja cumprida.
“Tem muito trabalho, muita coisa para ser feita e eu estou bem otimista. Nos outros anos a gente conseguiu. O CCZ mantém a vacinação itinerante nos bairros, além de continuar o atendimento e os serviços na sede”, comeplementa o diretor.
Serviço
O Centro de Controle de Zoonozes de Dourados está localizado na rua Vicente Lara, 855 – Jardim Guaicurus. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13 às 17h.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3411-7753 ou via WhatsApp (67) 99960-9028.
Confira a galeria de fotos do 1º “Latemia”:
Desde sexta-feira (30), está permitida nos hospitais públicos, privados, contratados, conveniados e cadastrado...
Pelo menos 350 animais foram resgatados vivos do crime ambiental de Brumadinho, que completou um mês no último...
O comércio de Dourados já está funcionando até 22h. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acor...
O Batalha de Bandas, maior festival de música autoral de Mato Grosso do Sul, está prestes a celebrar uma décad...
Abrir o capital de uma empresa para investimentos pode ser um desafio, especialmente para micro e pequenos neg...
No próximo domingo, dia 15, às 9h da manhã, a Academia Herradon Fight Team, localizada na Rua Pedro Celestino,...
Sob a liderança do engenheiro agrônomo e empresário ÂngeloXimenes, o Sindicato Rural de Dourados teve uma gest...