Entrada de animais domésticos em hospitais de MS passa a ser liberada
Desde sexta-feira (30), está permitida nos hospitais públicos, privados, contratados, conveniados e cadastrado...
Ação realizada em Dourados foi a primeira na história do estado e uma das poucas ocorridas no Brasil
A primeira edição do drive-thru de vacinação antirrábica “Latemia”, organizada no último sábado (24), foi considerada um sucesso pelos organizadores por aumentar significativamente a cobertura vacinal dos animais do município. Inédita no Mato Grosso do Sul, a ação promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), aplicou 1.847 doses do imunizante contra raiva, sendo 1.552 em cães e 295 nos gatos.
“Não ouvimos críticas sobre o evento. Foi inédito, bem organizado e bem estruturado. A população viu que é um serviço fácil e rápido. Quem foi, com certeza voltará. Isso abriu portas para que outras ações aconteçam. Já estamos prevendo desde agora uma estratégia e, talvez, no ano que vem, a gente consiga fazer em dois pontos essa mesma ação. Pelo tamanho da cidade, pela expansão, pensamos em fazer dois drives simultâneos”, comentou o coordenador do CCZ, Luís Carlos Luciano Junior.
A aceitação do público foi tanta que, em apenas um dia de trabalho no drive-thru, foi aplicada praticamente a mesma quantidade de doses administrada em setembro nas ações rotineiras do CCZ. Dados compilados até dia 20 indicam que 2.216 animais haviam sido vacinados pelos agentes neste mês. O volume de imunização do último sábado representa mais de 80% desse total.
“Se a gente pegar só no sábado, 5% da nossa meta foi atingida em um dia. Tudo isso aconteceu graças aos parceiros também. Foi um sucesso em decorrência da gestão se abraçar e se unir em prol de uma causa que, com certeza, foi bem vista. Quero agradecer à imprensa local, que divulgou e cobriu o evento, a Agetran, o Detran, a GMD (Guarda Municipal de Dourados) e a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), que foram órgãos fundamentais na questão estrutural, à Secretaria de Desenvolvimento nos cedendo os materiais, Secretaria de Governo intermediando tudo, Secretaria de Administração cedendo o espaço e ao prefeito Alan Guedes”, disse Luís Carlos.
A estimativa oficial é que Dourados tenha população canina de 56.374 animais e a meta é vacinar cerca de 45 mil cães. Já em relação aos gatos, o total estimado é de 11.275, com objetivo de proteger 9 mil felinos. Até o momento, contabilizando as aplicações realizadas no “Latemia”, 16.653 cachorros (29% da poplução) e 4.076 gatos (36%) receberam o imunizante contra a raiva. Apesar do sucesso e pioneirismo do drive-thru, ainda há um longo caminho para que meta vacinal seja cumprida.
“Tem muito trabalho, muita coisa para ser feita e eu estou bem otimista. Nos outros anos a gente conseguiu. O CCZ mantém a vacinação itinerante nos bairros, além de continuar o atendimento e os serviços na sede”, comeplementa o diretor.
Serviço
O Centro de Controle de Zoonozes de Dourados está localizado na rua Vicente Lara, 855 – Jardim Guaicurus. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13 às 17h.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3411-7753 ou via WhatsApp (67) 99960-9028.
Confira a galeria de fotos do 1º “Latemia”:
Desde sexta-feira (30), está permitida nos hospitais públicos, privados, contratados, conveniados e cadastrado...
Pelo menos 350 animais foram resgatados vivos do crime ambiental de Brumadinho, que completou um mês no último...
Incêndios em comunidades pantaneiras
Audiência pública discutirá esta semana “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar...
A alta demanda por profissionais de saúde e a estabilidade do sistema público espanhol têm atraído cada vez ma...
Dezembro está chegando e sempre vem aquela pergunta: já está na hora de montar a Árvore de Natal? Porque pela...
Famosa por retratar as belezas de Mato Grosso do Sul por meio da literatura, a escritora Mara Calvis lança dua...
O Circo do Bolachinha, um dos últimos representantes do circo tradicional em Mato Grosso do Sul, retorna a Jar...