
Medidas protetivas, como solicitar?
Em tempos que presenciamos uma tragédia recente acontecida no município de Caarapó, onde o ex marido assassino...
Os registros de violência doméstica contra homens são insignificantes quando comparados aos crimes praticados contra as mulheres, representando apenas 10% do total
Devido nosso pequeno texto anterior, onde falamos sobre as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, muitas pessoas questionaram sobre a existência de medidas protetivas para homens, e então, venho nesse momento falar um pouco sobre.
Os registros de violência doméstica contra homens são insignificantes quando comparados aos crimes praticados contra as mulheres, representando apenas 10% do total. Contudo, o delito no âmbito familiar também resulta em homens como vítimas. Aproximadamente 5 mil homens, incluindo idosos, adultos, jovens, adolescentes e crianças, foram vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul nos últimos três anos. O número pode ser ainda maior, pois frequentemente a vergonha leva o homem à não denunciar ou registrar o acontecimento do crime.
Existem outras alternativas em que o homem vítima de violência doméstica pode se apoiar, dentre elas apontamos os delitos de lesão corporal, que apesar de não se enquadrar na Lei Maria da Penha quando é o homem a vítima tendo sido a mulher a autora, ainda assim é uma importante ferramenta no combate e repressão ao cometimento deste tipo de crime por mulheres.
Outro delito também existente no ordenamento jurídico brasileiro e que envolve casos de violência psicológica é o crime de Stalking, conhecido como perseguição obsessiva, é uma conduta que envolve o ato de assediar, seguir, monitorar ou invadir a privacidade de alguém de forma repetitiva e ameaçadora, causando medo, angústia ou perturbação à vítima.
É importante destacar que o stalking é uma violência que pode afetar qualquer pessoa, independentemente se homem ou mulher, embora seja mais comumente associado a mulheres como vítimas, ainda assim existem casos em que elas são as autoras.
No caso do stalking, o homem pode requerer uma ordem de afastamento, que embora não tenha as mesmas consequências das medidas protetivas em caso de descumprimento pelas mulheres, ainda assim é uma excelente ferramenta e deve ser usada como meio de inibir a continuidade das perseguições.
Para requerer uma medida de proteção o primeiro passo a se tomar é a produção de provas por parte da vítima, nesse caso prints de tela do celular com mensagens, postagens e etc, filmagens de câmeras de segurança, vídeos feitos pela própria vítima no momento do cometimento do delito pela autora são alguns exemplos de provas. O segundo passo é o registro de uma ocorrência na delegacia de polícia para que as autoridades tomem conhecimento do fato e possam investiga-lo, o terceiro passo é a formalização de um pedido de afastamento, que deve ser feito por meio de Advogado ou Defensor Público.
O stalking é uma violência grave que deve ser combatida, independentemente do gênero da vítima ou do agressor. Homens vítimas de stalking precisam de apoio e acolhimento para superar o trauma e garantir sua segurança. A conscientização sobre o tema e a quebra de estereótipos de gênero são essenciais para que todas as vítimas se sintam encorajadas a buscar ajuda e justiça.
Em tempos que presenciamos uma tragédia recente acontecida no município de Caarapó, onde o ex marido assassino...
O presidente da Câmara de Dourados, vereador Alan Guedes (DEM), recebeu na manhã desta quinta-feira (14) o adv...
A tarde desta segunda-feira (14) foi marcada por um evento especial em Dourados: a soltura de 2,5 toneladas de...
A 1ª Festa da Páscoa, realizada pela Prefeitura de Dourados, já se aproxima e as atrações esportivas também se...
A Prefeitura de Dourados decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, 17 de abril, e, considerando os feriad...
A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação...
De acordo com Stella Martins, especialista em dependência química da área de Pneumologia no Hospital das Clí...